domingo, março 09, 2008

Historico CJ Hip Hop Cia


O Grupo Cultural CJ Hip Hop Cia é formado por B.Boys e B.Girls (abreviatura de Break boy Break girls, garotos e garotas que dançam Break Dança de Rua) da Zona Oeste Carioca.
Em 1996 O bailarino sapateador Stevem Harper iniciou oficinas de dança de Rua e sapateado na ONG CAMPO, essa oficina tinha o financiamento do IDAC(Instituto de Ação Cultural), essae trabalho realizado por Steven durou alguns meses.

Roberto William aluno de Steven, após passar por diversas experiências com dança e sapateado retornou ao CAMPO em 1998 começou o trabalho com Jovens da região fundando o CJ Hip Hop Cia.







Hoje Roberto William não faz mais arte ativamente do CJ, mas seus antigos alunos deram continuidade ao trabalho do Mestre Roberto William.
Hoje fazemos parte do movimento Hip Hop e temos como missão articular arte e ofício através da Dança de Rua, nos inspirando nela para oferecer novas oportunidades artísticas e profissionais para aqueles que nos procuram.

O CJ desde 1998 vem aprimorando não só na arte da dança, mas também utilizando novos instrumentos para agregar mais pessoas ao grupo e multiplicando cada dia mais seus trabalhando incentivando jovens que participa das oficinas a criarem seus próprios grupos e oficinas em suas comunidades e escolas, assim fazendo da Zona Oeste um referencial do Hip Hop e de trabalho organizado.



Nosso trabalho é reconhecido por todo o Rio de Janeiro e ppor isso passamos a ser convidados a realizar oficinas em comunidades do Rio, Baixada, Costa Verde e em presídios do estado trabalhando no projeto Escolas de Paz da UNESCO.























2002 participamos da Organização do Festival de Dança Brasil Pelo Universo da Dança na Cidade de Nápoles Italia.

2003 recebemos o aporte do Fundo Angela Borba para o Projeto de DJ “Minas na Arte de Riscar os Discos” projeto este realizado somente com meninas da região e montando um núcleo feminino do CJ, neste projeto tivemos apoio pedagógico da pesquisadora Eugenia Paim, esse apoio fez o trabalho do grupo crescer e se multiplicar.





















Em 2006 o CJ é Convidado pela ONG Schools Without Bordes a participar do fórum sobre Violência na cidade de Toronto Canada onde falamos sobre o nosso trabalho e realizamos oficinas e shows pela cidade.
No final de 2006 recebemos financiamento da ONG Instituto Rio para montagem do laboratório de construção e desconstrução de imagem e passamos a utilizar os recursos do audiovisual em nossas oficinas.

















2007 lançamos o projeto Batalha de Iniciantes onde jovens que estão em oficinas de Breaking disputam e ganham prêmios de estimulo a dança e ao estudo além do lançamento do dvd.

2008 recebemos mais uma vez o aporte do Instituto Rio para manutenção do Laboratório de Construção de Desconstrução de Imagem.

E lançamento do DVD Batalha de Iniciantes e recebemos jovens que trabalham com projetos sociais da cidade de Toronto Canadá.



















Participamos da promoção Coca Cola Corda na Rua em vários estados do Brasil divulgando essa promoção.




















2009 demos continuidade em todas nossas atividades recebemos o financiamento da Casa da Moeda do Brasil e nos tornamos Ponto de Cultura com aporte do governo Federal.

Nenhum comentário: